Para entender melhor os termos utilizados em nossa documentação, aqui estão a definição de alguns conceitos da Stone.

TermoDefinição
StoneCodeÉ o código do estabelecimento dentro da Stone. Esse valor é único e cada estabelecimento possui apenas um Stone Code.
SAKSales Affiliation Key. É uma chave privada, enviada na mensageria da transação a qual identifica o estabelecimento comercial que fez a requisição do pagamento. Para cada Stone Code é gerada uma SAK.
ATKÉ o código de autorização gerado pela Stone, tanto para transações aprovadas, como para transações negadas. Este é o valor que será referência para identificar uma transação na Stone. Também é conhecido como StoneID ou NSU Host
ITKÉ o código de identificação da transação gerado pela aplicação. Este valor não pode se repetir para uma SAK por 5 anos. Pode ser formatado seguindo a seguinte sugestão de regra: nnnnnn+DATA. Sendo que nnnnnn = número sequencial gerado pelo sistema (hash) que se comunica com o host Stone, e a data no formato ddmmyyyyHHMMSS.
AutorizaçãoAo iniciar uma compra, o primeiro passo é realizar uma autorização da transação, ou seja, para garantir que o portador do cartão tenha limite para comprar o produto/serviço.
CapturaApós ter a autorização aprovada, é realizada uma captura da transação, ou seja, a confirmação do valor autorizador anteriormente.
DesfazimentoÉ um processo que ocorre quando a transação não foi autorizada, pois não teve comunicação com a adquirente. Por exemplo: Um problema de Rede.
Estornoé uma outra forma de cancelamento de transações e se caracteriza por ocorrer na etapa onde o portador já foi efetivamente cobrado pela Stone, já tendo ocorrido o fluxo financeiro entre a adquirente e o emissor do cartão. No AutoTEF o estorno de bandeira full é solicitado através do portal Stone e para bandeira VAN diretamente à bandeira.
CancelamentoÉ uma transação que ocorre quando o cancelamento é realizado no mesmo dia ou em um dia diferente da compra. No primeiro caso o valor é recebido pelo portador do cartão em até 5 dias, variando de emissor para emissor. No segundo caso o valor é recebido pelo portador do cartão na próxima fatura. No AutoTEF, quando for utilizado para autosserviço, não permite cancelamento a pedido do portador do cartão, este deve entrar em contato com o parceiro que solicitará no portal Stone ou com a bandeira em caso de bandeiras VAN/VOUCHER. Porém quando a implementação for para PDV, o AutoTEF permite o cancelamento a pedido do portador do cartão.
Reversão (Fallback)É uma operação que ocorre quando há algum problema de comunicação entre SDK e o autorizador da Stone. Ela faz com que não hajam cobranças incorretas na fatura do portador do cartão.
AUTÉ o código de autorização do emissor.
Autorizador StoneRecebe a mensageria da transação, no padrão ISO 20022 e repassa à bandeira solicitando autorização e captura.
Carga de TabelaEndpoint que disponibiliza os dados EMVs e BINs dos produtos de bandeira disponíveis para transação. Na primeira transação do dia estes dados são injetados no pinpad de acordo com os produtos de bandeiras habilitados na Stone para o Estabelecimento Comercial.
Bandeira FullSão bandeiras parcerias a Stone, nesta parceria a adquirente realiza a autorização e liquidação da transação ao cliente, segue por exemplo algumas bandeiras Visa, Mastercard, Elo, American Express ou Hipercard
Bandeira VanSão bandeiras parcerias a Stone, nesta parceria a adquirente realiza a autorização mas não liquidação da transação ao cliente, essa responsabilidade fica com a bandeira. segue por exemplo algumas bandeiras VAN: Up Brasil, Sorocred, VeroCard, Rede compras. Dentro das bandeiras Van também temos a categoria das bandeiras voucher, seguem o mesmo padrão de liquidez, porém ela segue as regras de regulamentação do PAT (programa de Alimentação do Trabalhador), segue exemplos de voucher: Ticket, VR, Sodexo, Alelo.